sábado, 4 de junho de 2011

MOLHO PESTO

Para inaugurar vou colocar duas receitas bem fáceis, gostosas e chiques!
A primeira é Molho Pesto. Um dia desses, conversando com um amigo ele disse que não acertou fazer e quando falou como ficou eu logo disse: você deve ter invertido a ordem dos ingredientes - esse é o erro mais comum desse molho tão fácil de fazer. Aí ele fez seguindo minha dica e deu certo. Aí vai:

(No geral eu não gosto de receitas com quantidades milimétricas, afinal quem tem uma balança de alimentos precisa na cozinha?? Eu não tenho ... meu negócio é mais no "feeling" mesmo, acho que esse é o barato de cozinhar! Então - salvo exceções - não vou me prender à quantidade!)

MOLHO PESTO

Ingredientes:

Folhas de manjericão fresca e lavadas - (eu costumo usar um maço para um pacote de 500 grs de macarrão. Mas se você fazer só para você, não tem problema. Esse molho dura alguns dias na geladeira!)
- Azeite extra virgem de oliva (eu costumo usar um bom português ou grego porque são mais aromáticos e de sabor mais acentuado do que os espanhóis e italianos. Por favor: não vá fazer molho pesto com óleo Maria!!! Tire a rotoeira do bolso e aproveite para contribuir com a crise européia comprando produtos de qualidade!)
Alho (você gosta de alho? Coloque uns 3 ou 4 dentes grandes. Gosta pouco? coloque uns 2. Não gosta? Não coloca!)
Castanha (Um punhado = umas 6 nozes ou de 8 a 10 amêndoas - a amêndoa não torrada, dá um sabor melhor. Diz a lenda que na receita original vai pignoli - que não é tão fácil de achar e é caro, prefiro gastar no azeite e usar outra castanha! Essa receita é para ser chique, então nada de amendoim porque o gostão de amendoim vai sobressair!)
Parmesão (+ ou - uma xícara. Mesma história do azeite: nada de usar aquelas porcarias com cheiro de chulé que o pessoal costuma usar em macarrão. Aquilo não foi feito para comer! Eu estou me referindo à parmesão de verdade. Existem bons parmesões por aí a R$35,00/kg. Uma xícara é cerca de 100 grs., ou seja, R$3,50. Você não vai à falência por causa de 100 gr. de queijo!)

Modo de preparo: 

Vocês devem ter reparado que não coloquei quantidade do azeite. A razão é simples: o azeite é para dar cremosidade aos ingredientes e não para ser um líquido aromatizado. Tem receitas por aí que usam um monte de azeite e poucas folhas; fica azeite aromatizado e não é essa a receita!
Coloque no copo do liquidificador todos os ingredientes sólidos. Agora coloque um pouco de azeite - até aparecer uma quantidade  no fundo do copo (não é para cobrir os ingredientes!). Bata. Não bateu? Coloque mais azeite. Bata. Repita esse procedimento até ficar uma pasta.

Aí de acordo com o seu gosto, você corrige a densidade: se achar que ficou muito grosso coloque mais azeite.
Se colocar demais logo no começo, vai ficar mole e você não vai ter mais ingredientes sólidos para "engrossar".
Agora que terminou, experimente. Eu não costumo colocar sal, mas se achou que precisa, coloque sal a gosto!

Obs.: se você tiver saco - e um pilão de bom tamanho - pode socar todos os ingredientes ao invés de colocar no liquidificador. Mas pra quê, né? No liquidificador fica pronto em 5 minutos!

O uso mais comum do molho pesto é com massas, mas use onde sua imaginação mandar: filés grelhados, por cima de saladas, etc, etc

(A segunda receita da inauguração é Sopa-creme de abóbora japonesa. - No próximo post)

Nenhum comentário:

Postar um comentário